O Ciclo da Água - Estados Físicos da Água

A água passa por vários estados físicos, aparecendo na forma líquida, sólida ou gasosa.


Em razão dessas fases diferentes, a mesma passa por um processo a que identificamos como ciclo da água, podendo retornar à natureza.


A quantidade de água dos rios e mares é muito grande. Essas águas passam pela evaporação (passagem da água em estado líquido para o estado gasoso), onde são transformadas em pequenas gotículas que sobem para o céu.

A água, depois de evaporada e transformada em gotículas de água, chega à camada mais fria de ar que envolve a Terra e acumula-se formando as nuvens. Essas, por sua vez, transformam-se em chuva, voltando a cair sobre a superfície da Terra.

MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO DA ÁGUA

A água é uma matéria que pode variar em seu estado físico, apresentando-se de forma líquida, sólida ou gasosa.

No estado líquido podemos encontrá-la nas torneiras de nossas casas, nos lagos, rios, mares, em forma de chuva, etc.

No estado sólido, a água é representada pelo gelo, facilmente feito nas geladeiras.

A água em estado gasoso é a mais difícil de ver, mas podemos notá-la quando cozinhamos. Ao abrirmos a tampa de uma panela quente, podemos ver uma fumaça subindo, que é a água em estado gasoso.

Em consequência das mudanças de temperatura, a água sofre transformações, podendo passar de um estado para outro.

Solidificação é a transformação da água do estado líquido para o sólido. Isso acontece porque houve diminuição da temperatura.
Vaporização é a mudança do estado líquido para o estado gasoso. A vaporização pode acontecer em razão do aumento da temperatura – ebulição, ou pela ação do vento – evaporação.
 Condensação é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. É o caso das tampas da panela. Podemos perceber que quando quentes, as tampas ficam cheias de água acumulada. Isso acontece porque o vapor da água se acumula nas mesmas, fazendo com que voltem ao estado líquido. As nuvens são vapor de água condensado, acumulado.
Fusão é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Quando tiramos uma forma de gelo do congelador, após alguns minutos podemos notar que o gelo se derrete, passando do estado sólido para o estado líquido. Isso acontece em virtude do aumento da temperatura, ou seja, o gelo estava em um lugar muito frio e passou para um lugar mais quente.

 
SÓ JESUS CRISTO SALVA